Neomar Antônio Pezzin Junior é o novo Secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd). Servidor efetivo do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espirito Santo (DER-ES) e profissional com formação em Engenharia Civil e Direito, Pezzin tem experiência de 20 anos na área de Infraestrutura Logística Rodoviária e foi responsável pela Política Estadual de Transporte e Obras Públicas.
Ele já atuou em diversos setores, desde a Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e na Gestão da autarquia em cargo de Direção. Esteve também na Procuradoria Jurídica do DER-ES, tendo sido responsável pela Consultoria Jurídica em Licitações e Contratos e na Representação Judicial por sete anos.
A mudança, determinada pelo governador Ricardo Ferraço e publicada no Diário Oficial do Estado, visa fortalecer ainda mais o papel da Serd, criada em dezembro de 2024 pelo então governador Renato Casagrande. Nestes 17 meses de atuação, a Secretaria vem realizando ações concretas de reparação socioeconômica e socioambiental nos municípios e comunidades capixabas impactadas pelo desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais.
Margareth Saraiva, que ocupou o cargo de secretária de Estado de abril até junho deste ano, continua na Serd, atuando agora na subsecretaria de Estado de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura.
Ricardo Iannotti, que ocupava o cargo de subsecretário desde fevereiro de 2025, retorna para a Secretaria da Casa Civil, levando sua experiência para a coordenação política e administrativa do governo.
As substituições anunciadas pelo governador Ferraço ocorrem dentro de um processo planejado, com foco em aprimorar a capacidade de entrega das políticas públicas e garantir maior eficiência na execução dos programas em andamento.
Unindo as experiências e compromisso dos gestores com os objetivos estratégicos do governo, o objetivo é dar continuidade às ações já em curso e, ao mesmo tempo, contribuir com novas perspectivas de gestão.
E junto com a equipe técnica da Serd, o novo secretário já cumpriu sua primeira agenda de trabalho nesta quarta-feira (24). Em pauta, o projeto Universaliza.ES, uma das iniciativas mais estratégicas para o avanço do saneamento básico no Espírito Santo.
O projeto visa viabilizar a estruturação de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) voltadas à universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios capixabas, atendendo às diretrizes do Marco Legal do Saneamento. A estruturação técnica será conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cuja contratação é viabilizada com recursos do Novo Acordo de Mariana, destinados exclusivamente a projetos de saneamento no Espírito Santo.
























