Após os resultados alcançados em sua primeira edição, o Programa Sementes se prepara para iniciar um novo ciclo de fortalecimento da inovação no Espírito Santo. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Jales Cardoso, e a coordenadora do programa, Jamylly Caran, anunciaram, nas redes sociais oficiais do Sementes, que um novo edital será lançado no segundo semestre deste ano.
Embora a data de publicação e as regras da nova seleção ainda estejam em fase de definição, o anúncio já mobiliza o ecossistema capixaba de inovação e desperta expectativa entre empreendedores, pesquisadores e pessoas interessadas em transformar ideias em negócios inovadores.
A nova edição terá como foco o fortalecimento do ecossistema de inovação da região Sul do Espírito Santo, ampliando oportunidades para startups e empreendedores locais. O segundo ciclo contará com o apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), iniciativa que reúne diferentes instituições em torno da promoção da ciência, tecnologia, inovação e do desenvolvimento sustentável, fortalecendo a articulação entre governo, universidades, setor produtivo e atores do ecossistema.
Ao longo de sua primeira edição, com foco em nove municípios da Bacia do Rio Doce, o Programa Sementes consolidou-se como uma das principais iniciativas de incentivo ao empreendedorismo inovador no interior do Espírito Santo. Mais do que acelerar startups, o programa demonstrou capacidade de estruturar um ambiente favorável à inovação, conectando empreendedores, mentores, universidades, investidores e instituições públicas e privadas em torno do desenvolvimento regional.
Como resultados, as 50 startups aceleradas juntas alcançaram mais de R$ 6,2 milhões em faturamento, sendo R$ 3,7 milhões gerados dentro do Espírito Santo, captaram mais de R$ 1,7 milhão em investimentos, realizaram 2.851 vendas, prospectaram mais de 3,5 mil novos clientes e estabeleceram mais de 1.500 conexões estratégicas com investidores, empresas e instituições.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Jales Cardoso, a nova edição representa a continuidade de uma política pública que fortalece o ambiente de inovação e cria oportunidades para novos empreendedores. “O Programa Sementes mostrou que o Espírito Santo tem talento, criatividade e capacidade de transformar boas ideias em negócios inovadores. Nosso compromisso é ampliar esse movimento, fortalecendo o ecossistema de inovação e criando novas oportunidades para que mais empreendedores desenvolvam soluções capazes de gerar desenvolvimento para o nosso Estado”, afirmou Jales.
A coordenadora do Programa Sementes, Jamylly Caran, destaca que este é o momento para que os empreendedores acompanhem os canais oficiais do programa e se preparem para a abertura das inscrições. “Estamos iniciando uma nova etapa do Sementes. Em breve divulgaremos o cronograma, os critérios de participação e todas as informações sobre o novo edital. Nossa expectativa é ampliar ainda mais o alcance do programa e conectar novos empreendedores ao ecossistema de inovação capixaba”, adiantou.
As informações sobre o novo ciclo serão divulgadas gradualmente nos canais oficiais da Secti e do Programa Sementes. O edital completo, com cronograma, critérios de participação e demais orientações, será publicado no segundo semestre no site da Secti.
Sobre o Programa Sementes
O Programa Sementes é uma política pública do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), voltada ao fortalecimento do ecossistema de inovação no interior do Estado por meio da aceleração de startups. Mais do que apoiar novos negócios, o programa atua como uma infraestrutura de inovação, conectando empreendedores, universidades, investidores, mentores, empresas e instituições para transformar ideias em soluções capazes de gerar desenvolvimento econômico e impacto social.
Em sua primeira edição, o Sementes consolidou-se como uma das principais iniciativas de incentivo ao empreendedorismo inovador no Estado. Foram aceleradas 50 startups, realizadas 370 ações de difusão da cultura da inovação e promovidas mais de 700 horas de atividades, entre capacitações, mentorias e eventos. O programa impactou diretamente mais de 15 mil pessoas em 40 municípios capixabas e contribuiu para que as startups aceleradas alcançassem mais de R$ 6,2 milhões em faturamento, captassem mais de R$ 1,7 milhão em investimentos e ampliassem sua presença no mercado.
O segundo ciclo marca uma nova etapa dessa política pública, com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação da região Sul do Espírito Santo. Com o apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), a nova edição ampliará a articulação entre governo, universidades, setor produtivo e instituições parceiras, reafirmando o compromisso de consolidar o Espírito Santo como referência nacional em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional sustentável. Mais informações em www.programasementes.com.br.
























